Arquitetura e sustentabilidade: pequenas ações que geram resultados.

Há um tabu muito grande quando falamos em sustentabilidade, que é acreditar que existe apenas dois caminhos para ser mais sustentável: o 8 ou o 80. Ou fazemos tudo de forma sustentável ou acabamos não fazendo nada. A verdade é que se cada um de nós mudarmos um hábito e o mantermos com regularidade já estamos contribuindo para a soma do todo.

Na arquitetura esse pensamento não é muito diferente. Pensamos que, uma construção, para ser sustentável, precisa ser moderna, dispor de recursos tecnológicos que otimizem o uso dos recursos, painéis para gerar energia alternativa etc.

No consumo consciente há uma regra que é muito clara: o melhor produto a ser consumido é aquele que já existe. É por isso que os brechós, aluguel de bens duráveis e tantos outros movimentos de consumo consciente tem ganhado força. Mas como aplicamos isso na arquitetura?

Para as construções do zero há caminhos muito interessantes, inclusive quanto ao estilo da construção, buscando reaproveitamento de materiais ou construções modulares e inteligentes com matérias primas que tenham um menor impacto no meio ambiente – e que muitas vezes trazem economia até mesmo para o bolso. Já projetos que buscam o reaproveitamento de construções já existentes, o caminho é aproveitar o máximo possível da estrutura que já existe e em boas condições de manutenção.

Além disso, mais importantes que a construção em si são os hábitos que se estabelecem no ambiente. Pensar na área de convivência de forma a incentivar hábitos melhores é o melhor caminho para criarmos atitudes conscientes perante uma necessidade tão urgente. Confira algumas ideias práticas:

  • Deixar as ecobags próximas às entradas e saídas, de forma a lembrar de pegá-las toda vez que for sair para fazer compras.
  • Ter um latão de lixo para o orgânico e um de cor diferente para o reciclado, facilitando a memória e o hábito de destinar o lixo correto.
  • Se tiver um espaço extra, aprender sobre compostagem e investir em uma composteira caseira.
  • Diminuir o uso de produtos embalados, principalmente na hora das refeições – ajudando não só o meio ambiente, mas também a saúde.
  • Apostar nos espaços verdes, com horta caseira e um jardim. Afinal, o contato diário com o natural é capaz de nos ajudar a nutrir boas atitudes, sempre.

Tem mais alguma dica sobre o tema? Compartilha com a gente!

 
Utilizamos cookies e tecnologias, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.