O que é felicidade?

Impossível falar sobre felicidade sem levantar diversos questionamentos: a felicidade é algo que se escolhe ter? Ou será uma habilidade relacionada ao sentir? Para ser feliz é preciso dinheiro? Ou conseguimos ser felizes apenas com propósito? A lista de perguntas pode ser infinita e qual dessas perguntas irá definir o que é felicidade depende de cada um.

Todos os anos, a Associação Gallup Internacional (GIA) compartilha dados de uma pesquisa que, dentre outros dados, avalia o Índice de Felicidade das pessoas ao redor do mundo. Realizada desde 1979, a pesquisa, divulgada no final de 2021, mostrou que os índices de felicidade diminuíram em relação ao ano anterior.

Mas, afinal, o que é felicidade? No dicionário encontramos dois significados. O primeiro deles diz que felicidade é um “estado de espírito”. Estaria a felicidade intimamente ligada à facilidade com que algumas pessoas tendem a ver o mundo de maneira positiva? O segundo diz que é um “acontecimento ou situação feliz ou alegre”, o que nos leva a questionar se a felicidade tem ligação apenas com as coisas boas que acontecem em nossas vidas.

Mas o dicionário também nos diz que a palavra “felicidade” é um substantivo abstrato, pois é um sentimento. Então, felicidade é sentir, mas como é que a gente sente? Sou feliz ou me sinto feliz? A felicidade pode ser treinada? Como substantivo abstrato, felicidade é um conceito muito pessoal e subjetivo. Você é feliz? Você está feliz? Uma pessoa pode ser feliz e não estar se sentindo feliz no momento em que é questionada? Este é um texto para refletir e buscar respostas dentro de si.

O que a ciência já provou é que pessoas que se sentem felizes são mais resilientes, criativas, bondosas, gozam de saúde e, portanto, são mais produtivas. É sabido também que esse sentimento está intimamente relacionado a um propósito.

Teria a pandemia e suas mudanças repentinas relação com a diminuição do índice da pesquisa da Gallup? Provavelmente a resposta seja sim. A felicidade está intimamente ligada a uma vida com propósito e o distanciamento social, a necessidade de suprimir ou eliminar atividades em todas as áreas da vida podem ter afetado esse sentimento. É necessário tempo para se adaptar.

Ter uma vida com significado e propósito é algo muito pessoal. Cada um sabe quais emoções, relações e atividades alegram o coração. O importante é ter garra, força, coragem e determinação para realizar o que se deseja. Se podemos afirmar algo sobre a felicidade é que ela é uma escolha e temos o poder de escolher quais serão nossas inspirações.

Assim concluímos que felicidade é algo que todo mundo busca, o sentido de fazer o que faz por um propósito!

Assista nosso vídeo de campanha Inspirado na sua vida e compartilhe sua felicidade.

 
Utilizamos cookies e tecnologias, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.